segunda-feira, 11 de outubro de 2010

complexo principal de histocompatibilidade



O complexo principal de histocompatibilidade ou MHC (do inglês major histocompatibility complex) é uma grande região genômica ou família de genes encontrada na maioria dos vertebrados. É a região mais densa de genes do genoma dos mamíferos e possui importante papel no sistema imune, auto-imunidade e no sucesso reprodutivo. As proteínas codificadas pelo MHC são expressas na superfície das células de todos animais com mandíbula, e apresenta tanto antígenos próprios (fragmentos de peptídeos da própria célula) e antígenos externos (fragmentos de microorganismos invasores) para um tipo de leucócito chamado célula Tpatógenos, células infectadas ou com função prejudicada.
que tem a capacidade de matar ou co-ordenar a morte de

MOLÉCULAS MHC DE CLASSE I

As moléculas de classe I são compostas por duas cadeias polipeptídicas: uma codificada pela região BCA e outra (b2-microglobulina) que é codificada em outro cromossomo. O polipeptídio codificado pela região MHC tem cerca 350 amino ácidos é glicosilado, dando um total de 45 kDa de peso molecular. Esse polipeptídio é formado de três domínios chamados alfa 1, alfa 2 e alfa 3. A b2 microglobulina é um polipeptideo de 12 kDa que está associado, de forma não covalente, ao domínio alfa 3. Entre os domínios alfa 1 e alfa 2  se encontra uma região ligada por folha beta pregueada na parte inferior e duas alfa hélices dos lados.
Essa região é capaz de ligar ( via não covalente ) a um peptídeo de aproximadamente 10 amino-ácidos. Esse peptídeo pode ser apresentado a um linfócito T e define o epítopo do antígeno que o linfócito T reconhece.

MOLÉCULA MHC DE CLASSE II

As moléculas de MHC de classe II são compostas por duas cadeias polipeptídicas, ambas codificadas pela região D. Esses polipeptídios  (alfa e beta ) têm cerca de 230 a 240 amino-ácidos, respectivamente, são glicosilados, dando um peso molecular de 33 kDa e 28 kDa.Os dois polipeptídios se dobram em dois domínios separados: a1 e b1 para o polipeptideo a e b1 e b2 para peptídeo b. Entre os domínios a1 e b1 fica uma região similar ao que foi visto para a molécula de class I. Essa região é ligada por folha b pregueada na parte inferior com duas alfa hélices dos lados, capaz de se ligar ( via não covalente ) a um peptídeo de 10 -20 amino-ácidos. Esse peptídeo é apresentado a um linfócito T e define o epitopo que a célula T reconhece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário